TERRAÇO MUXARABI

TERRAÇO MUXARABI - VILLAGE DECOR 23'

AUTORIA Adriano Couto

COLABORADOR Leonardo Soares, Manuela Saad

LOCAL Piracicaba SP

EXECUÇÃO Matéria Engenharia

ÁREA PROJETO 127m²

PROJETO E OBRA 2023

FOTOS Favaro Junior / Fred Fernandes

Criado para a exposição de arquitetura e design Village Arte Decor, o ambiente do Terraço Muxarabi adotou como ponto de partida a manutenção do piso original da casa, da década de 60, visando assim trazer a mistura do tradicional com o contemporâneo.

Propositalmente desistimos de ter uma churrasqueira nesse espaço,assim valorizamos uma culinária mais tradicional, feita à mesa, buscando as origens italianas da família dona da casa, onde a culinária e a família são elementos fundamentais da cultura. O cooktop integrado na mesa suspensa de Neolith, sustentada por uma viga metálica, adiciona a essência moderna no espaço.

O muxarabi, que está presente nos painéis colocados na viga, também originária do espaço, tem como seu papel fundamental (além de ser um dos itens centrais do projeto) fazer o controle da luz e criar um charme rústico e artesanal ao ambiente.

Complementam o espaço os bancos construídos de gabião (malha de ferro soldada e pedra basáltica), complementados com ripado de madeira, que, juntamente com os canteiros e jardins, criam espaços de estar e contemplação ao redor da mesa central.