VERTENTES  (verter + -nte do latim vertens. )  1. Designação atribuída a qualquer uma das margens pertencentes a uma elevação ou subida por onde escorre ou flui água; ribanceira, talude, escarpa ou encosta; 2. Aspecto, lado, linha, rumo, sentido, direção, tendência, trilho;
3. Referente a uma determinada perspectiva, a um dos lados de um determinado tema, por exemplo.


Vertentes é um escritório de arquitetura sediado na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.

Inspirados pelo rio que atravessa e dá o nome à cidade, buscamos uma prática de arquitetura capaz de reverberar novas vertentes de se construir, habitar e conviver no meio urbano.

Somos um escritório multidisciplinar. Desenvolvemos projetos de arquitetura para diferentes tipos de edifícios e ocupação, sendo nossas principais linhas de atuação:




︎ RESIDÊNCIAS, CONSTRUÇÃO E REFORMA

Os projetos residenciais na Vertentes são desenvolvidos conciliando criatividade com conhecimento técnico, tendo como elementos fundamentais a transparência e o diálogo com os clientes para entender as necessidades e expectativas pessoais de cada trabalho.  


Utilizando recursos inovadores, tais como maquetes eletrônicas e imagens em 360 graus compatíveis com realidade virtual, realizamos uma verdadeira “imersão” dos futuros moradores dentro da casa, permitindo uma percepção completa de todos os ambientes e detalhes do projeto.

portfólio das imagens em 360º criadas no escritório: https://veer.tv/vr/bffae7c9187e6849/photos   ︎

                                                                                                                                                                             




︎ ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E GASTRONÔMICOS

Buscamos representar de maneira direta e única a identidade do espaço comercial no projeto, seja um pequeno café de esquina ou uma grande franquia de varejo.

Os projetos comerciais são desenvolvidos dentro de um processo meticuloso onde levantamos o programa de necessidades do estabelecimento, traduzindo em planta as melhores condições de design interior e distribuição de ambientes para se alavancar o negócio.


Retail Design: é a capacidade de certos espaços comerciais de integrar características estéticas e sensoriais que gerem experiências únicas de consumo junto aos clientes.  


Na Vertentes realizamos estudos dirigidos em Retail Design, buscando ferramentas de arquitetura que propiciem essa boa experiência de compra ou consumo.  Através da personalização de recursos estéticos, organização espacial e comunicação visual, buscamos reforçar a identidade da marca ao mesmo tempo que proporcionamos novas vivências e boas situações de estar para os clientes.   ︎  





EQUIPE DE ARQUITETOS

Arquiteto titular Adriano Couto Souza (FAU-USP 2010) CAU nº: 115717-5
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), frequentou 2 semestres letivos na FAUP, na cidade do Porto (Portugal) em 2007, tendo grande influência na sua produção. Colaborou com escritórios como BVY Arquitetos, OPUS e VETEC em projetos de estação de metrô, CPTM e terminais intermodais. A experiência na CONCREMAT, no gerenciamento da obra da Hyundai em Piracicaba (2010-2011) consolida seu conhecimento em processos estruturais como controle e gestão de obras.
Complementou a sua formação com a especialização em Desenvolvimento e Aprovação de Projetos de Parcelamento do Solo Urbano (SECOVI, em 2012).
De 2011 a 2015, comandou, em sociedade com três arquitetos, o escritório Ruta arquitetura, em São Paulo-SP.
Em 2015 fundou o escritório Vertentes arquitetura, com enfoque em um atendimento personalizado às necessidades dos clientes, em diferentes escalas de construção.



Arquiteto colaborador  Denis Comandule (UNIMEP 2016)


Formado na UNIMEP, em 2012 participou de um projeto de extensão onde capacitou moradores dos assentamentos de Sumaré na produção do tijolo de solo cimento, cujo trabalho ao final gerou uma cartilha impressa referente a este método construtivo.
Em 2014, trabalhou no Chile na restauração da Iglesia de La Merced de Rancaqua, patrimônio histórico, contratado pela DVC (De Vicente Constructora).
De 2013 à 2015 trabalhou no escritório do arquiteto Eduardo Salmar, no qual afina seu conhecimento em construções sustentáveis.
Em 2016 entra na Vertentes Arquitetura como estagiário, sendo posteriormente efetivado como arquiteteto colaborador.



2018. Vertentes arquitetura, todos os direitos reservados.