Mark

PRÉDIO COMERCIAL M. THEREZA 

LOCAL  Limeira SP AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto COLABORADOR Denis Comandule  PROJETO 2017 ÁREA 249 m² PROJETO ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO Flávio Marrafon Engenharia

Projeto de incorporação para edifício comercial de dois pavimentos, a ser construído em importante eixo comercial da cidade de Limeira, interior de São Paulo. 

As condicionantes do trabalho solicitaram uma construção versátil, com planta totalmente livre e adaptável para diferentes tipos de locatários. Deveria ser trabalhado um conceito arquitetônico marcante para a fachada e interiores, algo que pudesse destacar o imóvel do entorno, valorizando o empreendimento.

E por ser uma incorporção para investimento, implicava em uma obra prática, com construção racional e custos controlado.

Para tanto utilizamos de uma estrutura mista de concreto armado e aço, inteiramente modulada em quadrados de 4,80x4,80m e complementada por uma estrutura em balanço na fachada. 



Vistas internas.



Corte longitudinal esquemática da loja.

Por não haver uma definição prévia de que tipo de locatário iria ocupar o espaço, o projeto deveria ser pensado em versatilidade de planta. Propusemos, no estudo preliminar, duas propostas de uso: uma para showroom de decoração e a segunda para um restaurante. 

Proposta de uso, ramo de alimentação. 



Proposta de uso, showroom de móveis. 



Corte transversal (projeto executivo).
Detalhamento do painél metálico frontal. 





© 2019 - Vertentes Arquitetura