Mark

PRÉDIO COMERCIAL M. THEREZA 

LOCAL  Limeira SP AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto COLABORADOR Denis Comandule  PROJETO 2017 ÁREA 249 m² PROJETO ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO Flávio Marrafon Engenharia

Projeto de incorporação para edifício comercial de dois pavimentos, a ser construído em importante eixo comercial da cidade de Limeira, interior de São Paulo. 

As condicionantes do trabalho solicitaram uma construção versátil, com planta totalmente livre e adaptável para diferentes tipos de locatários. Deveria ser trabalhado um conceito arquitetônico marcante para a fachada e interiores, algo que pudesse destacar o imóvel do entorno, valorizando o empreendimento.

E por ser uma incorporção para investimento, implicava em uma obra prática, com construção racional e custos controlado.

Para tanto utilizamos de uma estrutura mista de concreto armado e aço, inteiramente modulada em quadrados de 4,80x4,80m e complementada por uma estrutura em balanço na fachada. 



Vistas internas.



Corte longitudinal esquemática da loja.

Por não haver uma definição prévia de que tipo de locatário iria ocupar o espaço, o projeto deveria ser pensado em versatilidade de planta. Propusemos, no estudo preliminar, duas propostas de uso: uma para showroom de decoração e a segunda para um restaurante. 

Proposta de uso, ramo de alimentação. 



Proposta de uso, showroom de móveis. 



Corte transversal (projeto executivo).
Detalhamento do painél metálico frontal. 





2018. Vertentes arquitetura, todos os direitos reservados.