
LOCAL Limeira SP
AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto
COLABORADOR Denis Comandule
PROJETO 2018
OBRA 2019
ÁREA 360 m²
PAISAGISMO Vera Meister Martins
FOTO Favaro Jr.
✭link do projeto no site Archdaily Brasil
Projeto para um restaurante contemporâneo de culinária italiana.
O imóvel destinado pelos clientes para abrigar o empreendimento era uma casa antiga em estilo colonial, com relevância em termos de contexto e paisagem urbana. O interior já estava descaracterizado, com um grande número de paredes já demolidas, fruto de uma primeira reforma executada pelo proprietário.
Por isso tivemos que pensar o projeto em duas frentes: a fachada da casa e seu recuo frontal, e a parte interna do salão e seus ambientes secundários.
Para a fachada, procuramos respeitar as características originais da construção existente, valorizando as linhas arquitetônicas da casa com intervenções sutis e pontuais. A antiga camada de revestimento cerâmico em tom de barro acabava somando pouco em termos de valorização da fachada (ver foto abaixo). Por isso propusemos pintar os tijolos em um tom cinza neutro, de modo a gerar sofisticação e alternar o foco visual para a volumetria da casa e seus elementos coloniais.
Foto da fachada, antes da reforma:
![]()

Após reforma:
![]()

Além da pintura propusemos um novo projeto luminotécnico, combinando luminárias cênicas com iluminação LED, que criam um destaque para os volumes da fachada.
Como proposta de ocupação do recuo frontal, substituímos duas vagas de estacionamento por um espaço de mesas rente à entrada do restaurante. A inspiração se deu nas Piazzetas italianas, ambientes comuns no país europeu, onde espaço público e áreas de consumo ao ar livre se fundem para gerar espaços mútuos de convívio e bem-estar. Daí a sugestão para a troca do piso, de bloquete para cubetas de granito (10x10cm), e também a escolha de um poste em estilo clássico, que, juntamente com o paisagismo projetado, emulam o clima dessas pequenas praças italianas, criando um ambiente convidativo para se sentar e consumir o menu da casa.

Nos ambientes internos aproveitamos o fato de que a maioria das paredes já havia sido demolida para reforçar uma estética contemporânea, condizente com a proposta gastronômica do restaurante.
O forro original de lambri de madeira foi tratado e deixado aparente, mantendo o pé-direito elevado nos ambientes de consumo. Em conjunto com o piso de cimento queimado e paredes em tijolo maciço aparente, criam um efeito rústico desejável para ambientação do lugar.

Na área do gastrobar, ao centro do salão, especificamos uma gama diferente de materiais, como a madeira do piso e o forro mineral rebaixado, gerando destaque para esse espaço em relação aos demais ambientes do salão. Complementando esse ambiente, vem o balcão, feito de uma peça inteiriça de madeira de demolição e a prateleira elevada de metal perfilado e vidro aramado.
Gastrobar.






Vistas do Lounge.


No corredor lateral do salão interior foi instalado o empório, com uma proposta de layout que contou com divisórias em forma de prateleiras em madeira de demolição.
Nesse ambiente trabalhamos um novo forro de lambri de madeira (cedro), iluminação cênica (desenhada especialmente para valorizar o produtos) e um piso mesclado de cimento queimado com um “tapete” de ladrilhos hidráulicos em tom cinza, dispostos de madeira geométrica.
Area do empório e prateleiras.




Hall interno e área de espera.













Ambientes de produção: bar e cozinha.


Projetos relacionados:

VAN BEEN TAPHOUSE
AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto
COLABORADOR Denis Comandule
LOCAL Vila Mariana, São Paulo-SP
PROJETO 2019
OBRA 2020
ÁREA 174 m²
CONSTRUÇÃO ARC Engenharia

















HAMBURGUERIA STOUT BURGER
LOCAL Limeira SP
AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto e Denis Comandule
PROJETO 2018
OBRA 2018
ÁREA TOTAL 265 m²
FOTOS Lamy Covolan
✭link projeto no Archdaily Brasil
No início de 2018, fomos procurados pelos sócios da Stout Burger para criar o conceito do espaço da casa de hambúrgueres que planejavam abrir na cidade.
A busca por um ponto comercial levou a um salão espaçoso de esquina, originalmente um buffet de festas infantis, sem nenhuma vocação aparente para abrigar uma hamburgueria. Ainda mais uma casa com inspirações industriais e contemporâneas, conforme a identidade da Stout exigia.
Conceito apresentado.








Para criar essa atmosfera adequada, especificamos uma gama inteiramente nova de acabamentos para piso, paredes e forro, gerando uma ambientação característica para o grande salão. O piso em réguas de porcelanato padrão madeira, por exemplo, foi instalado sobre o piso original, poupando tempo e recursos financeiros.
Fotografia do salão original, antes da obra de reforma.


Dentre esta gama de novos revestimentos, um elemento de grande impacto é o conjunto de itens de serralheria (telhas e tela vazada), pintados em cor laranja vivo, fazendo um contraste com os tons monocromáticos das paredes e teto.
Na faixa inferior das paredes foram instalados painéis contínuos feitos de telhas galvanizadas (fornecedor Telhas Pizzinatto), fixados sobre requadro metálico, permitindo o embutimento de iluminação tipo fita LED. Para o forro e encapamento do pilar desenhamos peças sob medida, feitas em serralheria, com tela metálica e bordas de cantoneira, reforçando essaa ambientação mais rústica. A peça do forro, que atravessa o salão de ponta a ponta, foi desenhada com volumetria tridimensional, passando uma ideia de movimento e dinamismo para o espaço.


Antes e depois da fachada


A iluminação do espaço foi detalhada para promover diferentes situações no campo estético e de luminotécnica. Para isso mesclamos diferentes modelos de pendentes e arandelas decorativas, criando uma ambientação diferenciada. O grande protagonista nesse sentido é o grande lustre-letreiro, desenhado com o nome do estabelecimento e instalado no centro do salão, com cabos de aço presos na laje.

Modelos de pendentes e arandelas e o grande lustre-letreiro do centro do salão.









Detalhe da planta de iluminação.


Projetos relacionados:

NÓZ CAFÉ E PÃES
LOCAL Limeira SP
PROJETO 2015
OBRA 2016
ÁREA 164 m²
PROJETO ELÉTRICO E LUMINOTÉCNICO Cláudio Vargas - Engeato
CONSTRUÇÃO Moisés Construções
FOTOS Alessandro Guimarães
✭link projeto no Archdaily
✭link projeto no Galeria da Arquitetura
✭link projeto no Archello (Holanda)
Projeto para construção de padaria na cidade de Limeira-SP.
O trabalho consistiu na reforma do imóvel pré existente: uma residência térrea de propriedade dos clientes, que deveria ser convertida em estabelecimento comercial.
O programa pedia um tratamento diferenciado para fachada e ambientes internos, que pudessem transmitir contemporaneidade, indo de encontro ao conceito adotado pelos proprietários para o estabelecimento.

Fotografia da fachada original da casa, antes da demolição parcial.

O espaço disponível no recuo frontal da residência não atendia os critérios para estacionamento e acessibilidade, então foi proposta a demolição de toda a alvenaria frontal existente.
Ela foi substituída por uma fachada mais moderna, revestida com tijolos rústicos e contendo uma ampla janela de vidro, criando um conexão direta com a rua e com as construções do entorno.
Para os ambientes internos foram propostas demolições pontuais em alvenarias e também a substituição de todos os revestimentos.
Ela foi substituída por uma fachada mais moderna, revestida com tijolos rústicos e contendo uma ampla janela de vidro, criando um conexão direta com a rua e com as construções do entorno.
Para os ambientes internos foram propostas demolições pontuais em alvenarias e também a substituição de todos os revestimentos.





Plantas e elevação:
















SHOWROOM LOJA DE MARCENARIA
AUTORIA DO PROJETO Denis Comandule, Adriano Couto
LOCAL Piracicaba SP
PROJETO 2019
OBRA 2019
ÁREA 43 m²
MARCENARIA B3 INTERIORES
FOTOS Lamy Covolan

A reforma se deu em um imóvel comercial alugado para hospedar showroom e área de vendas de uma loja de móveis de madeira sob medida.
A concepção do projeto procurou deferir uma obra de execução simples e econômica, mas com intervenções que pudessem gerar sofisticação e destaque, tanto para a fachada como para os ambientes de interiores.
Propusemos a manutenção do piso de taquinhos original do imóvel, criando assim um elemento interessante de composição com os conjuntos de marcenaria projetados.
O projeto luminotécnico buscou valorizar a ambientação criada para showroom, bem como o destaque de elementos estéticos da fachada.
Quanto aos móveis, criamos diferentes situações estéticas e de acabamento para que ficasse bem demonstrada a versatilidade de materiais e conceito da empresa.






Projetos relacionados: