Mark
HEMODIÁLISE DE LEME (CLÍNICA RENOVARE)

LOCAL Santa Casa de Leme-SP PROJETO 2017 OBRA 2017-2018 AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto COLABORADOR Denis Comandule ÁREA DE CONSTRUÇÃO NOVA 183 m² ÁREA DE CONSTRUÇÃO REFORMADA  352 m² PROJETO ESTRUTURAL MR2 Estruturas   PROJETO ELÉTRICO E LUMINOTÉCNICO Ellen Santo CONSTRUÇÃO Pavan Engenharia 
Projeto elaborado para a construção do novo centro de Hemodiálise, na cidade de Leme, interior de São Paulo. 

Como condicionantes de local, havia um pátio interno na Santa Casa ao lado de um prédio inacabado, fruto de uma obra até então paralizada do próprio hospital.  

O programa do espaço pedia, além do salão principal da diálise, uma série de outros ambientes que servem de apoio ao atendimento ou à infra-estrutura de funcionamento das máquinas, como por exemplo, a sala de tratamento de água, sala de espera e consultórios auxiliares. 


Os ambientes de apoio foram acomodados no prédio inacabado, valendo-se, quando possível, da organização prévia dos  espaços. O edifício havia sido projetado para abrigar um centro de internação, o que facilitou a adaptação dos novos ambientes na planta. 

Já o salão de tratamento foi instalado em um edifício inteiramente novo e projetado, de 180m², construído dentro do pátio interno da Santa Casa.  

Dessa forma, foi possível potencializar a qualidade espacial do principal ambiente da clínica, criando situações de arquitetura que puderam trazer mais bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.

A estrutura pavilionar, com proporções amplas no sentido longitudinal, permitiu a construção de um prédio mais arejado, projetado para diminuir a sensação de confinamento, algo desejável para pacientes em tratamento com duração mais longa (4 horas em média). 

A cobertura possui uma geometria específica, com inclinação invertida em relação ao centro da cobertura (cumeeira).  Assim, as paredes laterais tornam-se mais altas, permitindo a criação de uma segunda fileira de janelas, responsáveis por trazer mais iluminação natural e claridade para o interior do salão. 

Corte transversal em perspectiva.
A escolha de revestimentos e cores,  por exemplo, o piso vinílico em tom azul claro, foi pensada para deixar o ambiente do salão aprazível, reforçando essa sensação de bem-estar buscada para os usuários da clínica. 

Fotos do salão de hemodiálise.





Plantas, cortes e elevações. 


 


Projetos relacionados:
Mark
2018. Vertentes arquitetura, todos os direitos reservados.