PROJETOS     SOBRE     PUBLICAÇÕES     CONTATO!

Mark

CASA MARISA (REFORMA) 

AUTORIA DO PROJETO Denis Comandule, Adriano Couto 
LOCAL Americana SP

PROJETO 2017
OBRA 2018-2019

ÁREA 129 m²



A Casa Marisa, que leva o nome da cliente, é uma típica construção residencial de lote urbano do interior de São Paulo.  Implantada em terreno de proporções estreitas, a casa original apresentava baixa salubridade por causa da compartimentação dos ambientes e pela ausência de boas aberturas de janelas e portas para o exterior. 


A cliente tinha um apego afetivo pela casa, por isso não era do seu interesse se mudar ou fazer alterações bruscas na configuração do imóvel.  Baseado nesses parâmetros propusemos então um conjunto de pequenas intervenções na casa com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores e também traver mais beleza para as fachadas e para os espaços internos. 





fotos de antes da reforma:

Criamos na fachada uma geometria nova e mais contemporânea, através da construção de uma platibanda e de uma nova combinação de acabamentos: tijolo com pintura na cor branca. 











Projeto executivo:



Para os ambientes internos, a tônica se deu por uma ambientação leve e que amplificasse a sensação de luminosidade dentro da casa.  Esse objetivo foi reforçado pelo uso de acabamentos em estilo minimalista, que contrastam completamente com o aspecto antigo da casa, escuro e com sobreposição de cores e texturas carregadas.

Fotos de antes:

Para prover os ambientes de melhor iluminação e ventilação, demolimos a parede que separava a sala de estar da cozinha, resultando em maior amplitude espacial e sensação de arejamento.


















Projetos relacionados:
© 2020 - Vertentes Arquitetura