CASA DOS PÁSSAROS 

LOCAL Morada dos Pássaros, Rio das Pedras SP PROJETO 2015 AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto COLABORADOR Denis Comandule ÁREA 273,45m²  TERRENO 1.000,00m² PROJETO ESTRUTURAL MR2 Estruturas 

Projeto residencial desenvolvido para um condomínio de chácaras na cidade de Rio das Pedras, interior de São Paulo.

O pedido dos clientes era por uma casa térrea, com circulação fluída e acessos amplos e otimizados para os ambientes de estar, gourmet e suíte master. Algo facilmente aplicável em um terreno de grandes dimensões como era o caso (20x50m).

Porém, em termos de estética da fachada houve uma segunda solicitação, conflitante: que a fachada principal da casa pudesse contar com um volume alto, transmitindo presença de volume para construção. 

A solução encontrada foi então deslocar o escritório/estúdio para o pavimento superior, criando um mezanino sobre a sala de estar, que, em conjunto com o pé-direto duplo da sala de jantar, proporcionou a criação de um volume mais alto na fachada, atendendo o desejo dos clientes.

Fachada principal da casa.


Vista da fachada interna da casa (pavilhão dos quartos e solário).

︎
Visão panorâmica, em 360°, da fachada interna da casa.


Planta do pavimento térreo e superior.

Outro desafio para essa construção foi resolver a implantação da casa em um terreno com declividades consideráveis no sentido transversal (lateral) do lote. Com uma queda aproximada de 2,50m de um lado para outro do terreno, a solução encontrada foi assentar a construção em três diferentes patamares, com 60cm de desnível para cada, que buscam respeitar o perfil natural de declividade do lote, atenuando assim os trabalhos de remoção e adição de terra. 


Cortes e elevações.


Vista do terraço.
Perspectivas internas. 






2018. Vertentes arquitetura, todos os direitos reservados.