Mark

CASA BALI

LOCAL Limeira SP AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto e Denis Comandule COLABORADOR Murilo Tedesco PROJETO 2020 OBRA Não iniciada ÁREA 371,48‬ m²

︎


Uma solicitação marcante dos clientes desta casa foi para que a construção contasse com ares rurais.  Necessariamente a residência deveria dispor de telhado inclinado aparente, fugindo de volumes absolutamente retos e planos. 

Tendo como referências iniciais casas de campo, resgatamos de algumas country houses a sensação de aconchego, que vem da utilização materiais rústicos em seu estado aparente.
Outra inspiração rural se deu na utilização de uma varanda contínua, algo bastante típico em casas de sítio do interior. No nosso projeto, a ampla varanda interliga os setores de estar, gourmet e quartos dentro de uma mesma sequência de pisos. 












O terreno de esquina possui um formato irregular, com curvas assentuadas nas frentes do lote.
Para se adaptar às normas do condomínio tivemos que trabalhar uma implantação mais orgânica para a casa, valendo-se dos recuos permitidos de maneira a aproveitar melhor o espaço permitido disponível.  
No lado interno, a casa foi disposta de maneira a formar um grande átrio, que integra visualmente os setores da casa.






Com relação à estrutura da casa, foi pensado um sistema misto de concreto armado com perfis metálicos na cobertura. Nesse sentido, o destaque são as tesouras aparentes do setor de estar e cozinha, gerando um pé-direito mais alto e uma marcante estética inspirada em galpões.    












Projetos relacionados:
© 2020 - Vertentes Arquitetura