Mark

CASA 4.5

LOCAL Residencial Moinho Vermelho, Piracicaba SP AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto COLABORADOR Denis Comandule  PROJETO 2016 OBRA 2017-2019ÁREA 249 m² PROJETO ESTRUTURAL GEPEC Engenharia CONSTRUÇÃO Fernando Nishida Engenharia  SUSTENTABILIDADE Ecocasa  PAISAGISMO Vera Meister Martins FOTOS Leo Giantomasi

︎






Projeto residencial desenvolvido para o loteamento Moinho Vermelho, localizado na cidade de Piracicaba.



O programa principal de ambientes dessa casa foi distribuído em uma malha estrutural retilínea de 4,50 x 4,50m, que se aplica tanto no pavimento térreo como no superior. Daí a inspiração para o nome da casa. 

Essa modulação rígida propicia maior racionalidade de obra, além de garantir uma estética harmoniosa, que vem de um jogo de volumes proporcionados. 


A modulação se torna evidente, por exemplo, nos pilares que conformam o vão aberto do terraço. 




Plantas da casa.


A largura do lote de 14,00m favoreceu a implantação da casa em formato de "L" , o que permitiu melhor distribuição dos volumes da construção e o aumento das áreas de entrada de iluminação e ventilação natural nos ambientes internos.



A premissa para a construção da casa pediu adoção de tecnologias sustentáveis para a residência, como o reaproveitamento de água pluvial e sistema de geração de energia solar, ao mesmo tempo contando com um estética contemporânea para as fachadas e interiores.













Ambientes internos.









Maquetes eletrônicas:



O projeto previu plena integração visual entre os ambientes de estar, lazer e gourmet; através da interligação dos espaços com portas de vidro e da ausência de corredores entre eles.    









Projetos relacionados:
© 2019 - Vertentes Arquitetura