LOCAL Santa Casa de Leme-SP
PROJETO 2017
OBRA 2017-2018
AUTORIA DO PROJETO Adriano Couto
COLABORADOR Denis Comandule
ÁREA DE CONSTRUÇÃO NOVA 183 m²
ÁREA DE CONSTRUÇÃO REFORMADA 352 m²
PROJETO ESTRUTURAL MR2 Estruturas
PROJETO ELÉTRICO E LUMINOTÉCNICO Ellen Santo
CONSTRUÇÃO Pavan Engenharia
FOTOS João Ribeiro
Projeto elaborado para a construção de um novo centro de Hemodiálise na cidade de Leme (190 km de São Paulo). O local reservado para a construção era um pátio interno na Santa Casa, que ficava ao lado de um prédio inacabado, um centro de internação cuja obra estava paralisada.
O programa do espaço pedia, além do salão para as máquinas de diálise, uma série de outros ambientes que servem de apoio ao atendimento ou à infraestrutura de funcionamento, como, por exemplo, a sala de tratamento de água, sala de espera, sala de internação, recepção, sala administrativa e consultórios auxiliares. O salão de hemodiálise propriamente dito e o posto de enfermagem foram instalados em um edifício inteiramente novo e projetado, de 183m², construído dentro do pátio interno da Santa Casa.
Com a oportunidade de construir um prédio, foi possível potencializar a qualidade espacial do principal ambiente da clínica, criando uma ambientação capaz de proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida para os pacientes. A estrutura foi pensada em forma de pavilhão, com dimensões mais amplas no sentido longitudinal, o que permitiu a construção de um prédio arejado e projetado para diminuir a sensação de confinamento (algo desejável para esse tipo de tratamento crônico, de longa permanência).
A cobertura foi desenhada com inclinação invertida em relação ao centro da cobertura (cumeeira). Assim, as paredes laterais tornam-se mais altas, permitindo a criação de uma segunda fileira de janelas, responsáveis por trazer iluminação natural extra para o interior do salão. A escolha dos revestimentos e cores, como o piso vinílico em tom azul claro, foi pensada para deixar o ambiente do salão mais agradável, reforçando a sensação de bem-estar aos pacientes.